Dica de TI: Operadores lógicos

Dica de TI será uma série de posts com conteúdo sobre tecnologia. São posts curtos explicando alguns conceitos. Nos exemplos a linguagem usada será: Java Esses operadores são usados quando queremos verificar duas ou mais condições e/ou expressões na aplicação. Eles fazem a comparação de valores booleanos e retornam também um resultado booleano. São três operadores: AND (&&), OR (||) e NOT (!). O operador AND (&&), que traduzindo para o português seria o E, é usado para verificar se duas condições são verdadeiras. Se ambas as condições forem verdadeiras, o resultado será verdadeiro. Caso contrário, o resultado será falso. Aqui está um exemplo: boolean a = true; boolean b = false; if (a && b) { // Este código não será executado, já que a é verdadeiro e b é falso. } O operador OR (||), que traduzindo para o português seria o OU, é usado para verificar se pelo menos uma das condições é verdadeira. Se pelo menos uma das condições for verdadeira, o resultado será verdadeiro. Caso contrário, o resultado será falso. Aqui está um exemplo: boolean a = true; boolean b = false; if (a || b) { /* Este código será executado, já que a é verdadeiro, mesmo que b seja falso.*/ } O operador NOT (!) é usado para negar uma condição. Se a condição for verdadeira, o resultado será falso. Se a condição for falsa, o resultado será verdadeiro. Aqui está um exemplo: boolean a = true; if (!a) { // Este código não será executado, já que a é verdadeiro. }

May 22, 2025 - 18:20
 0
Dica de TI: Operadores lógicos

Dica de TI será uma série de posts com conteúdo sobre tecnologia. São posts curtos explicando alguns conceitos.

Nos exemplos a linguagem usada será: Java

Esses operadores são usados quando queremos verificar duas ou mais condições e/ou expressões na aplicação. Eles fazem a comparação de valores booleanos e retornam também um resultado booleano.

São três operadores: AND (&&), OR (||) e NOT (!).

O operador AND (&&), que traduzindo para o português seria o E, é usado para verificar se duas condições são verdadeiras. Se ambas as condições forem verdadeiras, o resultado será verdadeiro. Caso contrário, o resultado será falso. Aqui está um exemplo:

boolean a = true;
boolean b = false;
if (a && b) {
   // Este código não será executado, já que a é verdadeiro e b é falso.
}

O operador OR (||), que traduzindo para o português seria o OU, é usado para verificar se pelo menos uma das condições é verdadeira. Se pelo menos uma das condições for verdadeira, o resultado será verdadeiro. Caso contrário, o resultado será falso. Aqui está um exemplo:

boolean a = true;
boolean b = false;
if (a || b) {
   /* Este código será executado, já que a é verdadeiro, 
   mesmo que b seja falso.*/
}

O operador NOT (!) é usado para negar uma condição. Se a condição for verdadeira, o resultado será falso. Se a condição for falsa, o resultado será verdadeiro. Aqui está um exemplo:

boolean a = true;
if (!a) {
   // Este código não será executado, já que a é verdadeiro.
}