Usando o Nginx como API gateway no Linux
Está precisando usar o Nginx como ferramenta de API Gateway e não sabe o passo a passo para testar este cenário? Este artigo tem o objetivo de compartilhar um passo a passo, onde você poderá instalar o Nginx no seu Linux e simular API Gateway: Seguem os passos: 1) Instale as dependências necessárias Antes de compilar o Nginx, você precisará instalar algumas ferramentas e bibliotecas. Para isso, execute os dois comandos abaixo: sudo apt update sudo apt install -y build-essential libpcre3 libpcre3-dev zlib1g zlib1g-dev libssl-dev wget 2) Baixe o código-fonte do Nginx Acesse ao endereço https://nginx.org/en/download.html e baixe a versão mais estável do NGINX. Em seguida, descompacte o arquivo baixado. 3) Compile o Nginx Para compilar o Nginx, execute os três comandos abaixo: Configure o processo de compilação: ./configure --sbin-path=/usr/local/nginx/nginx --conf-path=/usr/local/nginx/nginx.conf --pid-path=/usr/local/nginx/nginx.pid Compile o código-fonte: make Instale o Nginx: sudo make install 4) Levante suas aplicações que serão usadas no Gateway No exemplo deste cenário, foram levantadas duas aplicações: http://localhost:3001 http://localhost:3002 5) Configue da forma como deseja Edite o arquivo "/usr/local/nginx/nginx.conf". No exemplo abaixo foram configurados: Porta do Nginx é a 8081, portanto será digitado no navegador o endereço "http://localhost:8081" Dois endpoints "myapp1" e "myapp2", em que cada um deles será endereçado para aplicações/endereços diferentes 6) Inicie o Nginx sudo /usr/local/nginx/nginx Obs.: Quando quiser parar o Nginx, execute o comando abaixo: sudo kill -QUIT $(cat /usr/local/nginx/nginx.pid)

Está precisando usar o Nginx como ferramenta de API Gateway e não sabe o passo a passo para testar este cenário?
Este artigo tem o objetivo de compartilhar um passo a passo, onde você poderá instalar o Nginx no seu Linux e simular API Gateway:
Seguem os passos:
1) Instale as dependências necessárias
Antes de compilar o Nginx, você precisará instalar algumas ferramentas e bibliotecas. Para isso, execute os dois comandos abaixo:
sudo apt update
sudo apt install -y build-essential libpcre3 libpcre3-dev zlib1g zlib1g-dev libssl-dev wget
2) Baixe o código-fonte do Nginx
Acesse ao endereço https://nginx.org/en/download.html e baixe a versão mais estável do NGINX. Em seguida, descompacte o arquivo baixado.
3) Compile o Nginx
Para compilar o Nginx, execute os três comandos abaixo:
Configure o processo de compilação:
./configure --sbin-path=/usr/local/nginx/nginx --conf-path=/usr/local/nginx/nginx.conf --pid-path=/usr/local/nginx/nginx.pid
Compile o código-fonte:
make
Instale o Nginx:
sudo make install
4) Levante suas aplicações que serão usadas no Gateway
No exemplo deste cenário, foram levantadas duas aplicações:
5) Configue da forma como deseja
Edite o arquivo "/usr/local/nginx/nginx.conf". No exemplo abaixo foram configurados:
- Porta do Nginx é a 8081, portanto será digitado no navegador o endereço "http://localhost:8081"
- Dois endpoints "myapp1" e "myapp2", em que cada um deles será endereçado para aplicações/endereços diferentes
6) Inicie o Nginx
sudo /usr/local/nginx/nginx
Obs.: Quando quiser parar o Nginx, execute o comando abaixo:
sudo kill -QUIT $(cat /usr/local/nginx/nginx.pid)