Você só precisa de Azure Functions, Table Storage e Identidade Gerenciada para criar um Encurtador de URL Serverless
Você já pensou em criar seu próprio serviço de encurtamento de URL? E que tal usar apenas serviços serverless e com custo praticamente zero? Este projeto implementa uma API de encurtador de URLs usando Azure Functions em JavaScript, armazenando as URLs encurtadas no Azure Table Storage. Ele atende aos requisitos de: redirecionamento de URLs, expiração por tempo ou acessos, autenticação básica para criação e registro de métricas (acessos, data e IP). A seguir descrevemos a arquitetura, configuração e código completo do projeto. Neste artigo, você vai aprender a criar um URL shortener com Azure Functions, armazenando os dados em Azure Table Storage e utilizando Identidade Gerenciada (Managed Identity) para acesso seguro sem armazenar secrets.

Você já pensou em criar seu próprio serviço de encurtamento de URL? E que tal usar apenas serviços serverless e com custo praticamente zero?
Este projeto implementa uma API de encurtador de URLs usando Azure Functions em JavaScript, armazenando as URLs encurtadas no Azure Table Storage. Ele atende aos requisitos de: redirecionamento de URLs, expiração por tempo ou acessos, autenticação básica para criação e registro de métricas (acessos, data e IP). A seguir descrevemos a arquitetura, configuração e código completo do projeto.
Neste artigo, você vai aprender a criar um URL shortener com Azure Functions, armazenando os dados em Azure Table Storage e utilizando Identidade Gerenciada (Managed Identity) para acesso seguro sem armazenar secrets.