Docker - Redes (Networks)
As redes virtuais são estruturas de redes criadas para permitir a comunicação entre contaienrs (e também containers e porta host) de forma isolada, segura e controalda. Elas são essenciais quando o usuário quer oquestrar múltiplos containers que precisam interagir entre si, como por exemplo, uma aplicação web que se conecta a um banco de dados rodando em outro container. No tópico Criar e publicar imagem para aplicação ASP .NET Core MVC — Macoratti, temos um exemplo usando essas redes. Redes definidas por Software (SDN) ou redes virtuais Por padrão, o docker é disponibilizado com 3 redes que oferecem configurações específicas para gerenciar o tráfego de dados. Podemos verificar as redes utilizando o comando: docker network ls 3. Rede Bridge (Padrão) Usado para containers em um único host (máquina). O docker adiciona todos os containers a essa rede quando os cria. (Essa é a rede padrão para qualquer container, a menor que associemos explicitamente outra rede a ele) Cada container recebe um IP interno Contaienrs na mesma rede bridge customizada conseguem se comunicar por nome (DNS) Ideal para ambientes locais de desenvolvimento 2. Rede Host Remove a separação de rede entre o host (máquina) e o container. O container usa a rede do host diretamente. Sem isolamento de rede Funciona somente em Linux. 3. Rede None A rede none é uma rede que não possui conectividade e que pode ser usada para isolar completamente os containers Comparação rápida Tipo de Rede Comunicação entre containers Isolamento Uso externo Host diferente Bridge ✅ ✅

As redes virtuais são estruturas de redes criadas para permitir a comunicação entre contaienrs (e também containers e porta host) de forma isolada, segura e controalda. Elas são essenciais quando o usuário quer oquestrar múltiplos containers que precisam interagir entre si, como por exemplo, uma aplicação web que se conecta a um banco de dados rodando em outro container.
No tópico Criar e publicar imagem para aplicação ASP .NET Core MVC — Macoratti, temos um exemplo usando essas redes.
Redes definidas por Software (SDN) ou redes virtuais
Por padrão, o docker é disponibilizado com 3 redes que oferecem configurações específicas para gerenciar o tráfego de dados.
Podemos verificar as redes utilizando o comando:
docker network ls
3. Rede Bridge (Padrão)
Usado para containers em um único host (máquina). O docker adiciona todos os containers a essa rede quando os cria. (Essa é a rede padrão para qualquer container, a menor que associemos explicitamente outra rede a ele)
- Cada container recebe um IP interno
- Contaienrs na mesma rede bridge customizada conseguem se comunicar por nome (DNS)
- Ideal para ambientes locais de desenvolvimento
2. Rede Host
Remove a separação de rede entre o host (máquina) e o container. O container usa a rede do host diretamente.
- Sem isolamento de rede
- Funciona somente em Linux.
3. Rede None
A rede none é uma rede que não possui conectividade e que pode ser usada para isolar completamente os containers