Redes: pt. 4 - Gateway, ARP e roteamento
Registros do meu aprendizado sobre Redes, seguindo a trilha da Cisco. Gateway Roteamento ARP ND - Neighbor Discovery Gateway O gateway é uma porta de saída que conecta o dispositivo de uma rede LAN à internet. Qualquer dispositivo pode ser um gateway, porém é comum que o endereço de gateway padrão seja atribuído ao roteador. Mas o que é esse endereço de gateway padrão? É basicamente o IP do roteador. "Todo gateway padrão é um IP, mas nem todo IP é um gateway padrão." Mas quando se usa ele? Em comunicações dentro da rede LAN não é necessário bater no gateway para enviar um pacote. Mas ao se comunicar com uma rede remota, ai sim é necessário fazer uso do gateway. Roteamento Quando se faz o roteamento da comunicação, é necessário saber o IP e o endereço MAC de destino, mas como fazer se o destino está em outra rede e, portanto, desconhecemos o seu endereço MAC? É nesse caso que se usa o endereço MAC do gateway padrão. Exemplo: O dispositivo 1 enviou um pacote para o dispositivo 2 que está em outra rede Quando ocorre a conversão do NAT (do dispositivo 1 para o rotador 1), o IP de origem é armazenado na tabela NAT então quando o roteador receber a resposta do dispositivo 2, ao desfazer o NAT, o roteador conseguirá pegar o IP correto e encaminhará o pacote. ARP (Address Resolution Protocol) O ARP serve para quando se desconhece o endereço MAC de destino. Como precisamos dessa informação para nos comunicarmos, usamos o protocolo ARP para achar esse endereço MAC. Como funciona? O host atribui o endereço MAC broadcast do Ethernet (FFFF.FFFF.FFFF) como destino em uma mensagem que contém o IP desse destino. Após isso, todos os hosts da rede LAN recebem o pacote e verificam o IP. Se for o IP correspondente, uma resposta é enviada com o seu endereço MAC. Ao encontrar o endereço MAC, ele e o IP são armazenados na tabela ARP que facilita o processo quando for necessário. ND (Neighbor Discovery) É a solução ARP para os IPv6.

Registros do meu aprendizado sobre Redes, seguindo a trilha da Cisco.
-
Gateway
- Roteamento
-
ARP
- ND - Neighbor Discovery
Gateway
O gateway é uma porta de saída que conecta o dispositivo de uma rede LAN à internet. Qualquer dispositivo pode ser um gateway, porém é comum que o endereço de gateway padrão seja atribuído ao roteador.
Mas o que é esse endereço de gateway padrão? É basicamente o IP do roteador. "Todo gateway padrão é um IP, mas nem todo IP é um gateway padrão."
Mas quando se usa ele? Em comunicações dentro da rede LAN não é necessário bater no gateway para enviar um pacote. Mas ao se comunicar com uma rede remota, ai sim é necessário fazer uso do gateway.
Roteamento
Quando se faz o roteamento da comunicação, é necessário saber o IP e o endereço MAC de destino, mas como fazer se o destino está em outra rede e, portanto, desconhecemos o seu endereço MAC? É nesse caso que se usa o endereço MAC do gateway padrão.
Exemplo:
- O dispositivo 1 enviou um pacote para o dispositivo 2 que está em outra rede
Quando ocorre a conversão do NAT (do dispositivo 1 para o rotador 1), o IP de origem é armazenado na tabela NAT então quando o roteador receber a resposta do dispositivo 2, ao desfazer o NAT, o roteador conseguirá pegar o IP correto e encaminhará o pacote.
ARP (Address Resolution Protocol)
O ARP serve para quando se desconhece o endereço MAC de destino. Como precisamos dessa informação para nos comunicarmos, usamos o protocolo ARP para achar esse endereço MAC.
- Como funciona?
O host atribui o endereço MAC broadcast do Ethernet (FFFF.FFFF.FFFF) como destino em uma mensagem que contém o IP desse destino. Após isso, todos os hosts da rede LAN recebem o pacote e verificam o IP. Se for o IP correspondente, uma resposta é enviada com o seu endereço MAC.
Ao encontrar o endereço MAC, ele e o IP são armazenados na tabela ARP que facilita o processo quando for necessário.
ND (Neighbor Discovery)
É a solução ARP para os IPv6.